O ESG (Environmental, Social and Governance), ou em português, Meio Ambiente, Social e Governança, representa um conjunto de princípios que fortalecem as boas práticas corporativas. Ao incorporar iniciativas sustentáveis – nos âmbitos ambiental, econômico e social – o ESG amplia esse compromisso ao incluir ações robustas de governança e compliance empresarial.
Com o aumento da consciência dos mercados consumidores, empresas que antes se concentravam apenas em riscos operacionais, financeiros e regulatórios passaram a voltar sua atenção também para temas como ética, inclusão, equidade e respeito às pessoas colaboradores, clientes, acionistas e à comunidade. Isso demonstra uma evolução clara no relacionamento com os stakeholders e um novo engajamento com a sociedade.
Essa nova postura reforça que, para além de ser lucrativo, o negócio precisa estar em equilíbrio com o ecossistema no qual está inserido.
Enquanto as práticas sustentáveis refletem o impacto das empresas sobre o mundo, as práticas ESG mostram o impacto que as mudanças do mundo (evolução de pensamentos, atitudes e comportamentos) têm sobre a forma de gerir os negócios.
Como é possível observar, embora o ESG seja um caminho sem volta, ainda há muito trabalho a ser feito tanto nas estruturas das empresas quanto nas mentalidades de seus líderes e colaboradores.